Colônia Nova Itália: 54% são descendentes de italianos

As raízes dos primeiros colonizadores se mostram firmes, e pesquisa coordenada pelo professor de história, Malcon Gustavo Tonini, revela que 54% dos moradores da Colônia Nova Itália em São João Batista, são descendentes de italianos que chegaram à comunidade ainda no século XIX.

Pesquisa foi executada por alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, de Tigipió, que analisaram uma amostragem genealógica correspondente as 46 famílias dos alunos nascidos entre 2001 e 2004.

A pesquisa faz parte de um projeto escolar que envolve professores e alunos do Ensino Médio desde o início do ano letivo, o objetivo é envolver os alunos e a comunidade com a história local, que tem início com a fundação do Núcleo de Colonização em agosto de 1835, muito antes de São João Batista se tornar um município.

Mais da metade das famílias da região que compõe o território do antigo Núcleo de Colonização Colônia Nova Itália, tem algum parentesco com italianos provindos para o povoamento da região ainda no século XIX.

Dados interessantíssimos!